Existem dois tipos de modelo:
• | Modelos de Textos - para ser usado como base para a criação de documentos num cliente, num processo, num acto notarial, ou nas Bibliotecas existentes |
• | Modelos de mails - para ser usado como base para o envio de um mail |
Deste modo, quando for necessário criar documentos ou mails, não será necessário editá-los desde o início.
A qualquer altura pode adicionar novos modelos e alterá-los. Para aceder aos modelos vá ao menu Ficheiro e clique em Modelos.
Operações:
Novo Modelo: para criar um novo modelo. Aparece uma janela para introduzir o nome do modelo. Se quiser criar um modelo para os seus textos crie, por exemplo, um modelo chamado Advogados.rtf. Poderá criar outros tipos de modelos (Excel, PowerPoint, etc). A seguir clique duas vezes no modelo criado. Depois do processador de texto abrir o ficheiro formate-o e guarde-o. Está assim criado um modelo para textos.
Poderá também criar fora do programa um ficheiro qualquer que deseje usar como modelo, e depois copiar e colar para a pasta Documentos.
Para alterar um modelo terá de o abrir dando dois cliques seguidos com o botão esquerdo do rato no modelo desejado. Faça as alterações desejadas no ficheiro e guarde o documento.
Eliminar Modelo: clique no ficheiro com o botão do lado direito do rato. Em seguida aparece um menu: clique em Eliminar e carregue em OK quando a mensagem para a confirmação aparecer.
Predefinir Texto Tipo: Pode definir nesta secção mails e documentos com variáveis, para preenchimento automático pelo programa, bastando para isso criar um modelo com extensão .Doc, seleccionar o texto e depois clicar na opção "Predefinir texto tipo". A partir daí ao abrir estes modelos no Microsoft Word, aparecerá a opção para inserir campos de preenchimento automático na barra de ferramentas de impressão em série do Microsoft Word.